Babywearing durante o surto do corona vírus (covid-19)(Portuguese)

covid19 portuguese Apr 29, 2020

 Corona vírus rapidamente tomou conta do mundo inteiro. Isso virou nossas vidas de cabeça para baixo. Em muitos países, as crianças em idade escolar não frequentam mais a escola, as creches podem estar fechadas, os adultos trabalham de casa sempre que possível e muitos lugares, como restaurantes, estão fechados. Todos são forçados a considerar coisas que nunca pensaram sobre antes.

PODEMOS IMAGINAR QUE TAMÉM HÁ PERGUNTAS SOBRE BABYWEARING 

  • É aconselhado carregar o bebê em casa ou enquanto estiver fora.
  • Ao sair, carregar o bebê pode evitar que ele toque em superfícies.
  • Também ajuda a evitar que estranhos se aproximem demais e toquem o bebê.
  • Carregar ajuda a reduzir o estresse, especialmente em momentos como este, quando bebês e crianças captam sinais de estresse das pessoas em seu ambiente direto. A propósito, também ajudará os pais a aliviar o estresse. O toque e a conexão física são essenciais para todos os seres humanos.
  • Recomenda-se lavar ou arejar os carregadores que estão sendo usados com mais frequência do que o habitual. Lavar com sabão à temperatura mais alta possível de acordo com as instruções do fabricante é suficiente. Se não for possível lavar regularmente os carregadores com fivelas, é recomendável desinfetar as fivelas e arejar o carregador. Passar ou aplicar vapor quente no carregador também pode reduzir os germes. Sempre verifique as recomendações do fabricante.

 Até o momento da redação deste artigo, é bom pontuar que as crianças raramente apresentaram complicações devido ao corona vírus. Por esse motivo, as crianças não são um grupo de risco específico, incluindo os bebês. Não há risco aumentado para elas, no entanto, elas podem ficar doentes. Quando as crianças adoecem, aparentemente elas apresentam complicações menos severas que os adultos.

 ORIENTAÇÕES GERAIS 

Existem algumas diretrizes gerais que já se aplicam a muitos países. Eles visam garantir que nem todos fiquem doentes ao mesmo tempo. Um pico de contágio poderia resultar em muitas pessoas que são do grupo de risco ficando doentes e precisam de atenção médica. Também existem limitações dos vários sistemas de saúde. Há apenas um número limitado de leitos disponíveis em unidades de terapia intensiva e a equipe médica disponível deve ser suficiente para cuidar das pessoas. As diretrizes são:

  • Lave as mãos regularmente e completamente durante 20-40 segundos. 
  • Tussa e espirre na parte interna do seu cotovelo ou em um lenço de papel.
  • Use toalhas de papel para secar as mãos e descarte-as após cada uso. 
  • Não aperte as mãos, abrace ou beije.
  • Fique em casa se tiver um resfriado ou outros sintomas semelhantes aos da gripe até que os sintomas desapareçam.
  • Mantenha 1,5 metros de distância das outras pessoas sempre que possível. Por exemplo, ao fazer compras no supermercado.
  • Trabalhe de casa o máximo possível ou reduza seu horário de trabalho.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS CUIDADORES:

Ambos os pais e bebê não estão infectados:

Se os pais e o bebê não estiverem infectados com o corona vírus, os pais podem continuar carregando o bebê como de costume. Em geral, é crucial limitar o contato social dos pais, bebês e crianças. Dar um passeio ao ar livre ainda é permitido em alguns países, mas as pessoas em todos os lugares precisam manter distância de outras pessoas. Pedimos aos pais que se informem e sigam as diretrizes específicas de seu governo.

Um dos pais está infectado mas o bebê não está:

Se a mãe ou outro membro da família que vive na casa estiver infectado pelo vírus corona, há uma chance muito alta de que o bebê já tenha sido exposto ao vírus também. Os membros da família já podem transmitir antes de começarem a apresentar sintomas. Nesta situação, observe as orientações fornecidas pelo seu governo. Os pais devem entrar em contato com o médico e discutir quais orientações eles devem seguir.

Se o bebê não estiver infectado, babywearing ou o contato pele-a-pele com uma pessoa infectada não é recomendado. Recomenda-se continuar a amamentação. Recomenda-se que a mãe alimente o seu bebê com uma máscara na boca.

O contato físico é uma necessidade básica para o bebê. Se possível, os pais devem considerar a possibilidade de outra pessoa para cuidar dessa necessidade do bebê. Entendemos que isso pode ser difícil de organizar se estiverem de quarentena em família em sua própria casa. Talvez não exista outro adulto para cuidar do bebê. Essa situação pode significar que os pais optarão por carregar o bebê.

Pais e bebê infectados:

Como mencionado, quando uma mãe ou outro membro da família está infectado com o corona vírus, existe uma grande chance de o bebê já ter sido exposto ao vírus. Portanto, não seria uma surpresa se o bebê também estiver infectado. Os pais devem entrar em contato com o médico e discutir quais orientações devem seguir.

Se eles se sentirem bem o suficiente poderão continuar carregando o seu bebê. Separar os pais do bebê resulta em mais desvantagens do que vantagens. Contanto que possível, também é recomendável que fiquem juntos o maior tempo possível no hospital.

 ORIENTAÇÕES ADICIONAIS QUE PODEM SER INTERESSANTES:

  • No momento, as instituições de assistência à maternidade, que cuidam de mãe e bebê em casa não recomendam receber visitas enquanto as enfermeiras estão trabalhando. Isso é para proteger tanto as famílias como as enfermeiras. Se as enfermeiras deixarem de trabalhar por causa de uma doença, será difícil prestar cuidados adequados à maternidade. Isso não é desejável. Consulte sua agência de assistência à maternidade se tiver alguma dúvida. (Fonte: Maternity care The Netherlands) 
  • Não são permitidos visitantes enquanto as parteiras ou consultoras de amamentação visitam a família para exames.
  • A amamentação é sempre a primeira escolha em termos de nutrição para um bebê recém-nascido. A amamentação naturalmente protege contra infecções e ajuda a construir a imunidade do bebê. A mãe pode continuar a amamentar o bebê se estiver infectada, tomando todas as precauções necessárias. Consulte a sua consultora de amamentação ou os voluntários da La Leche League por telefone se tiver alguma dúvida. Há orientações oficiais da OMS e UNICEF sobre amamentação em relação ao COVID-19.

Fontes: World Health Organization (WHO): www.who.int/health-topics/coronavirus  Unicef: www.unicef.org/stories/  Centers for Disease Control and Prevention (CDC): https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/cleaning-disinfection.htm 

Download as PDF: https://www.dropbox.com/s/4mlb48n4w42h74c/Covid19_Portugues.pdf

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sed sapien quam. Sed dapibus est id enim facilisis, at posuere turpis adipiscing. Quisque sit amet dui dui.

CALL TO ACTION

Stay connected with news and updates!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
Don't worry, your information will not be shared.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.